Praças Praça Nair da Albertina
Fundada em 2021, homenageia folclorista Miguelense Nair a Bertina, grande incentivadora da Cultura popular no município.
Nair da Rocha Vieira, natural de São Miguel dos Campos, nasceu no dia 06 de junho de 1913, filha de Virgílio da Rocha Vieira e de dona Albertina Andrade de Mendonça, ficou popularmente conhecida como Nair da Bertina, nome que faz referência a sua mãe, com apenas 14 anos foi escolhida por ela para ser a rainha da Taieira, este fato marco o início de sua carreira como folclorista.
Anos depois em decorrência do falecimento de sua mãe, assumiu a liderança do grupo, somando-se a taieira, Nair comandava outros grupos folclóricos como: O quilombo, o Toré e o bloco carnavalesco sinhazinha flor. O grande apego à regionalidade era uma de suas características marcante em devoção ao Padre Cícero com frequência viajava a juazeiro para participar das festividades em nome dele, como também, todos os anos realizava a tradicional novena de São Sebastião em frente a sua residência.
Além de se envolver com os grupos folclóricos, Nair fazia deliciosos doces, cocada e pé de moleque, que eram aprovados por todos que saboreavam essas guloseimas. Grandes serviços em nome da Cultura popular e em especial a Taieira, foram feitos por Nair da Bertina, como reconhecimento disso o Folclorista Théo Brandão concedeu a ela o título de mestra da Taieira.
Em 16 de junho de 1992 Nair da Rocha Vieira faleceu, contudo, as lembranças de sua dedicação ao folclore Miguelense permanece viva a memória do povo Miguelense.