Modesto de Souza Bittencourt Personalidades
Modesto de Souza Bittencourt nasceu no dia 13 de novembro de 1894, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho de Manuel Ferreira de Souza e de dona Ana Rocha Bittencourt.
Seus pais eram humildes sertanejos e proprietários de uma pequenina farmácia localizada no centro da cidade de São Miguel dos Campos O jovem adolescente exercia a função de balconista na referida farmácia. Seus pais queriam que ele fosse comerciante.
Em 1912, chegava a cidade de São Miguel dos Campos um circo, que se instalou em um terreno baldio próximo do sítio da família Leitão, tendo como estrela principal do circo a atriz, bailarina e cantora Irene. Nesta época Modesto de Souza tinha dezoito anos de idade e começou a frequentar constantemente o local e com seu jeito dócil fez amizade com o dono e com os artistas do circo, principalmente com Irene, que o levou a se apaixona.
A paixão dele por ela era tão grande, que resolveu abandonar a família para acompanhar o circo. Não tendo a permissão dos pais para acompanhar o circo viajou mesmo assim, sem o consentimento deles, fugindo com o circo. Ao chegar no Rio de Janeiro o relacionamento dele com Irene acabou e ele se afastou do circo. Permanecendo no Rio ele conheceu a jovem Elisa Ferreira de Macedo, natural da cidade de Araruna - PB, e casa-se com ela em 1916, e teve um filho, Jackson de Souza, que se tornou um grande ator e atuou em diversas novelas da Globo.
Modesto iniciou sua carreira de ator, trabalhando nos diversos segmentos das artes, tais como: Comédias, Musicais, Revistas e Cenas Dramáticas. Na peça " Anastácio " ele teve o seu melhor momento no teatro, com o personagem Cachocinho, que seguia o Senhor Puntila e seu criado Matti, de Brecht e onde Canta o Sabiá, de Gestão Tojeiro.
Em 1939, ele também fez o papel de Cachocinho no filme Anastácio, repetindo o mesmo sucesso do teatro.
Este grande astro das artes cênicas e das artes cinematográficas, trabalhou ao lado de diversos atores consagrados no Brasil e no mundo, dentre eles: Mazzaropi, Tânia Carreiro, Mário Lago, Paulo Garcindo, José Lewgoy, Grande Otelo e Procópio Ferreira.
Participou dos seguintes filmes: Tico - Tico no Fubá em 1952, com grande atuação, O Orfeu do Carnaval em 1955, A Carrocinha em 1955, Rio 40 Grau em 1956, Terra em Transe em 1957, Osso, Amor e Papagaio em 1957, etc.
Justiça seja feita, Modesto de Souza deixou um grande legado para o teatro e para o cinema brasileiro, seu nome hoje, está presente e registrado nos livros de histórias de Alagoas e do Brasil.
Este renomado ator alagoano faleceu no dia 20 de Agosto de 1967, no estado do Rio de Janeiro.
(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)