Dom. Adelmo Machado Personalidades
Adelmo Cavalcante Machado, nasceu no dia 05 de março de 1905, na cidade alagoana de Penedo. Aos nove anos de idade, órfão de pai, chegava a cidade de São Miguel dos Campos, acompanhado dos irmãos e da sua mãe, dona Rosa Cavalcante Machado, viúva do Dr. Mateus Machado.
A vocação sacerdotal era o seu maior desejo, ele estava sempre entusiasmado querendo realizar o seu sonho, ao chegar no seminário o jovem seminarista foi logo admirado por todos, pois o mesmo era muito inteligente e piedoso, devotado do estudo e cheio de interesse pelos planos supremos de Deus.
Ordenou-se Sacerdote em 1927, assumido o cargo de Padre Titular da Diocese de Pesqueira, em Pernambuco. Os anos de seu episcopado foram marcados por uma profunda ação humanística e por relevantes conquistas espirituais para o rebanho que tão bem soube conduzir, foi agraciado com os títulos de Cônego Capitular, Monsenhor e Bispo da cidade de Pesqueira- PE.
Exerceu a função de Reitor do Seminário de Maceió e de Vigário Geral, ensinou português, francês e literatura no Colégio Estadual de Alagoas e conquistou em concurso a cadeira de português no Liceu Alagoano.
Foi nomeado Arcebispo no dia 24 de junho de 1955, regeu a Arquidiocese Metropolitana de Maceió, no período de 1963 a 1976, desde 29 de novembro de 1955, esteve como Arcebispo Coador, com direito a sucessão.
Fundou a Faculdade de Serviço Social Padre José de Anchieta, a Rádio Católica Palmares, criou o Museu de Arte Sacra Dom. Ranulfo, a Casa de Nazaré e trouxe para Maceió as religiosas da instrução cristã, que fundaram em 1966, o Colégio Santa Madalena Sofía.
Dom. Adelmo Machado é uma das personalidades mais digna do episcopado brasileiro. Esse grande consultor da palavra de Deus, faleceu no dia 29 de novembro de 1983, na cidade de Maceió.
( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )