Dom. Adelmo Machado Personalidades

Dom.  Adelmo Machado

Adelmo Cavalcante Machado, nasceu no dia 05 de março de 1905, na cidade alagoana de Penedo. Aos nove anos de idade, órfão de pai, chegava a cidade de São Miguel dos Campos, acompanhado dos irmãos e da sua mãe, dona Rosa Cavalcante Machado, viúva do Dr. Mateus Machado.

A vocação sacerdotal era o seu maior desejo, ele estava sempre entusiasmado querendo realizar o seu sonho, ao chegar no seminário o jovem seminarista foi logo admirado por todos, pois o mesmo era muito inteligente e piedoso, devotado do estudo e cheio de interesse pelos planos supremos de Deus.

Ordenou-se Sacerdote em 1927, assumido o cargo de Padre Titular da Diocese de Pesqueira, em Pernambuco. Os anos de seu episcopado foram marcados por uma profunda ação humanística e por relevantes conquistas espirituais para o rebanho que tão bem soube conduzir, foi agraciado com os títulos de Cônego Capitular, Monsenhor e Bispo da cidade de Pesqueira- PE.
Exerceu a função de Reitor do Seminário de Maceió e de Vigário Geral, ensinou português, francês e literatura no Colégio Estadual de Alagoas e conquistou em concurso a cadeira de português no Liceu Alagoano.

Foi nomeado Arcebispo no dia 24 de junho de 1955, regeu a Arquidiocese Metropolitana de Maceió, no período de 1963 a 1976, desde 29 de novembro de 1955, esteve como Arcebispo Coador, com direito a sucessão.
Fundou a Faculdade de Serviço Social Padre José de Anchieta, a Rádio Católica Palmares, criou o Museu de Arte Sacra Dom. Ranulfo, a Casa de Nazaré e trouxe para Maceió as religiosas da instrução cristã, que fundaram em 1966, o Colégio Santa Madalena Sofía.
Dom. Adelmo Machado é uma das personalidades mais digna do episcopado brasileiro. Esse grande consultor da palavra de Deus, faleceu no dia 29 de novembro de 1983, na cidade de Maceió.
( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )