Patrimônio Sobrado da Família Lopes

Sobrado da Família Lopes

A esposa do dono deste lindo solar, em entrevista comigo, afirmou-me naquele momento, que a sua residência é da mesma época do sobrado da baronesa (atual casa da cultura), ou seja, de 1827, segundo relato do seu pai, José César Teixeira.

Inclusive o referido sobrado tem o mesmo aspecto do palacete da baronesa, suas fachadas e sua estrutura, são todas ornamentadas em estilo barroco e rococó.

O luxuoso sobrado pertencia ao espanhol Aurélio vila novaLopes, proprietário da fazenda sinimbu, casado com dona Doracy césar Teixeira, filha do agricultor José César Teixeira.

Quando o casal faleceu, seu filho Petrúcio César Lopes (in memória) juntamente com sua esposa Ismênia Cavalcante Lopes e suas duas filhas, Carol e Clarisse, ficaram morando no prédio.

No andar de cima do sobrado, a família guarda um riquíssimo acervo das obras do artista plástico Roberto Lopes, que era filho também do fazendeiro Aurélio vila nova Lopes.

Roberto Lopes era parente do inesquecível e consagrado pintor Fernando Lopes, pois seus pais eram primos carnais.

O sobrado da família Lopes é uma das raridades existentes na cidade e faz parte do contexto histórico e cultural do município de São Miguel dos Campos.


Texto escrito por Ernande Bezerra de Moura