Símbolos cívicos

Bandeira de São Miguel dos Campos

O idealizar a bandeira de São Miguel, a autora Rosa Virgínia escolheu as cores dessa maneira. São Miguel era uma cidade pacata, onde o azul do céu confundia-se com o verde dos canaviais e de trechos remanescentes da Mata Atlântica. Daí as cores escolhidas: O verde azulado representando a mesclagem do azul do céu com o verde da terra e o branco que obviamente representa a paz. A bandeira do município foi criada pela lei n°616 de 14 de agosto de 1970 no governo do então prefeito Júlio Soriano Bonfim.

Escudo

No brasão ela procurou referenciar os principais fatores do desenvolvimento de São Miguel. Assim, no quadrado inferior direito, a área listrada lembra o Rio, responsável pela fundação da cidade, o que foi por muitos anos o principal agente do seu crescimento. Do lado esquerdo, duas canas cruzadas representando sua agricultura inicial e que até hoje se mantém - a cana-de-açúcar. Finalmente ao lado direito, em cima, a referência às indústrias sempre presentes no Município - dos Antigos Engenhos às modernas usinas de açúcar e fábrica diversa, assentado num fundo escuro, lembrando o petróleo riqueza do subsolo Miguelense.

O brasão do município foi oficializado pela lei n° 092/85 na gestão do então prefeito Wellington Torres.