LENDAS
A Lenda do Melão
SÉRIE LENDAS MIGUELENSE!
"A LENDA DO MELÃO"
Como todo mundo sabe. Na cidade de São Miguel dos Campos existiam duas fábricas têxteis. A Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel. Mas conhecida como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira. A mesma foi fundada em 1913 e a Companhia Miguelense de Fiação e Tecelagem Vera Cruz. Construída em 1925.
Um terminado dia! chegava na vila operária de uma dessa fábrica. Um frei. Por nome de Antônio Franciscano. Trazendo consigo muitas sabedorias espirituais.
Assim que chegou à vila. O franciscano começou a frequentar às casas dos gerentes da indústria como também dos funcionários. Levando muitas orações e até fazendo milagres para o povo sofrido daquela localidade.
O milagroso frei. Já era considerado pelos moradores da fábrica como o novo sucessor do Padre Cícero Romão Batista. O Santo de Juazeiro.
Infelizmente o dono da fábrica teve que viajar para Europa para se tratar de uma doença. E deixou um dos filhos no seu lugar.
Um certo dia! O filho do dona da fábrica vendo a prepotência do frei. Mandou que os vigilantes expulsassem o mesmo da vila. O Franciscano ficou muito revoltado com a atitude do filho do dono da fábrica e falou em voz alta! “Eu vou me embora dessa fábrica. Mas em breve o mal vai tomar de conta desse lugar. A fábrica vai falir em 1971 e vai ser toda coberta de melão. E ainda mais! Tudo que botar aqui não vai prá frente!".
Depois de dizer essas palavras. O frei todo ensanguentado pegou o seu malote e foi embora. Com pouco tempo o frei morreu numa cidade do interior de Alagoas. E no ano de 1971. Tudo que o franciscano falou virou realidade. A fábrica faliu e foi completamente coberta de melão. Alguns funcionários daquela época. Viram a visão do franciscano em cima do telhado da fábrica. Entre os melões.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.