Lei Aldir Blanc

Exposição cores naturais do artista

Ocorreu na Casa da Cultura, entre 05 e 26 de novembro de 2021  a exposição temporária Cores Naturais, de autoria do artista Jaymerson Lima @ateliercasadafloresta, "Uma toalha manchada de café, outra de vinho, uma peça de roupa encardida de terra, uma calçada suja de amora madura... Na hora do almoço, uma beterraba tinge nosso prato e a salada de repolho roxo fica cor-de-rosa ao ser molhada com limão… 

Estamos rodeados de elementos coloridos, nossa terra oferece matéria-prima abundante para a produção de tintas.  Cores Naturais é uma pesquisa visual sobre este potencial tintório de plantas e minerais".  

"Essa história começa para mim em 2018, enquanto cozinhava. A mancha amarela na minha roupa, por conta do açafrão da terra, despertou em mim uma curiosidade sobre quais plantas temos na flora brasileira, e principalmente aqui em Alagoas, que produzem pigmentos". 

"Descobri a tinturaria artesanal de fibras naturais buscando em nossas culturas ancestrais, como as dos povos originários, que trazem consigo o urucum marcado na pele, listrados com o preto do jenipapo. Em África o massapê, argila, barro são usados para pintar os corpos, as paredes e os tecidos".

O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.