História de São Miguel dos Campos

Setembro, o mês das conquistas. Três datas, três histórias.

07 DE SETEMBRO DE 1822 "INDEPENDÊNCIA DO BRASIL", 16 DE SETEMBRO DE 1817 "EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE ALAGOAS" E 29 DE SETEMBRO DE 1501 "DESCOBRIMENTO DO RIO SÃO MIGUEL.

Foi às margens do riacho Ipiranga que aconteceu o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal. Que se deu em 07 de setembro de 1822. Por meio da Independência do Brasil. Naquele momento, o Brasil deixou de ser uma Colônia Portuguesa e passou a ser uma Nação Independente. Meses depois, o país organizou-se como Monarquia e que tinha dom. Pedro I como Imperador. Outra figura que muito contribuiu com a separação do Brasil de Portugal, e é esquecido da história do Brasil e o patriarca José Bonifácio de Andrade e Silva, que lutou pela pátria, desde o início da independência.
A Revolução Pernambucana foi um dos fatores que contribuiu para que houvesse a separação de Alagoas de Pernambuco. Alagoas ganhou a sua liberdade no dia 16 de setembro de 1817. Passando à condição de Província Independente. O ouvidor Batalha foi o principal mentor da gente alagoana, aproveitando-se da situação, infringindo às próprias leis régias, desmembrou a comarca da jurisdição de Pernambuco e nela constituiu um governo provisório, diante desse ato, o rei de Portugal dom. João VI sancionou a lei. O primeiro governador nomeado de fato e de direito foi Sebastião Francisco de Melo e Póvoas, que assumiu a pasta no dia 22 de Janeiro de 1819.
Na passagem pela Barra de São Miguel em 1501, os navegantes avistaram uma lagoa (Lagoa do Roteiro). Logo em seguida, adentraram na lagoa e mais adiante eles encontraram a foz de um rio. Como era de costume batizar os pontos descobertos de acordo com a santo de cada dia, Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio puseram o nome do rio, de rio São Miguel, pois o dia 29 de setembro era consagrado pela igreja católica ao Arcanjo São Miguel. Portanto, o rio São Miguel foi descoberto no dia 29 de setembro de 1501. Conforme a historiografia e o calendário escrito pelos navegadores portugueses, o rio São Miguel é considerado o primeiro rio descoberto no Brasil. O rio São Francisco foi descoberto cinco dias, depois. (04 de outubro de 1501)
Alagoas
Terra de aventura
De tantas batalhas infernais
Quantos filhos teus, não morreram!
Em prol da bandeira nacional.
Até que enfim Dom. João VI
Fez um gesto de bondade
Assinou no documento
A nossa identidade
E hoje Alagoas comemora
De fato e de direito
A sua liberdade.
São Miguel também fez parte
Desse laço de amizade
Ana Lins e Família
Mostraram dignidade
Lutando pelos direitos
Da nossa sociedade.
Os índios Caetés
Nossos primeiros habitantes
Primitivos, mas miguelenses
Que honraram a nossa gente
Hoje estão dentro da história
Desse meu Brasil gigante.
Outro fato importante
Está escrito no papel
Foi à descoberta do rio
Que deu nome a São Miguel
Tudo isso está aqui
Estampado num painel.
E no dia sete de setembro
O sonho foi concretizado
Dom. Pedro I a beira de um riacho
No seu cavalo montado
Levantou a sua espada
Com bravura e valentia
E decretou a Independente
Do Brasil, naquele dia.

Texto e Poema de Ernande Bezerra de Moura