História de São Miguel dos Campos

Setembro, aniversário da academia Miguelense de letras e artes - Amila.

Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA foi criada em 23 de fevereiro de 2010, por um grupo de intelectuais, todos ligados à área da cultura. A AMILA, é uma entidade reconhecida de Utilidade Pública, pela Lei Municipal, 1.381, de 02 de dezembro de 2013.
A missão da Academia Miguelense de Letras e Artes é de divulgar a cultura da nossa terra, possibilitando aos escritores, artistas e produtores culturais socializarem suas obras e expressarem seus pensamentos.
A AMILA tem o dever de assumir o compromisso e lutar pelo desenvolvimento sociocultural, artístico e patrimonial da comunidade miguelense e também pela construção da cidadania, defendendo os interesses para que São Miguel dos Campos cresça, ainda mais dentro do cenário artístico alagoano, havendo integração e cooperativismo entre seus acadêmicos, através de programas e projetos para que sejam propagados nas instituições de ensino e cultura do município.
A meta é levar a cultura ao ser humano, a fim de ampliar a visão e abrir novos horizontes para vivenciar cada vez mais, a democracia na sociedade.
A Academia Miguelense de Letras e Artes é composta de trinta acadêmicos efetivos. Também temos, sócios honorários e sócios beneméritos. O presidente de honra da nossa academia, é o historiador e professor Douglas Apratto Tenório.
É bom ressaltar que o aniversário da AMILA acontece no dia 24 de setembro, pelo fato dela está enquadrada dentro do calendário festivo do município. Pois a mesma, faz parte das comemorações alusivas ao Descobrimento do Rio São Miguel e da Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos.
A sede da AMILA está localizada no Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório, que fica anexo a Casa da Cultura, na Rua Visconde de Sinimbu.
Academia Miguelense de Letras e Artes hoje é o elo da sociedade miguelense. É um espaço de pesquisa e de estudo voltado para os estudantes de uma forma geral.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)