História de São Miguel dos Campos

São Miguel dos Campos, ainda tem histórias para contar.

Com a chegando da modernização muitos prédios foram vendidos e demolidos para construções de pontos comerciais e órgãos governamentais e alguns deles foram destruídos em decorrente das enchentes do rio São Miguel. Já outros, foram abandonados e devastado pelo tempo.
Mas a cidade ainda guarda um pouco da sua historiografia do passado. O que sobraram estão em plena atividade e bem conservados. Até o momento na cidade só existe um prédio que foi tombado como patrimônio, que foi, o Sobrado ou Palacete da Baronesa, atual Casa da Cultura onde funciona o Museu Fernando Lopes. A antiga residência de Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá, hoje funciona a GERE - Segunda Gerência de Educação do Estado de Alagoas. Tanto o prédio da Casa da Cultura como o prédio da Segunda Gere pertencem ao Estado, além do Grupo Escolar Visconde de Sinimbu. Os casarões da família Machado, dos três, só um pertence a família, que é a antiga residência do Dr. Agnaldo Machado, onde mora seu filho Dr. Artur Machado, os outros dois são de propriedade da Igreja de Nossa Senhora do Ó. Tanto o casarão de dona Olódia Machado, residência das freiras e o casarão de dona Nunila Machado, onde funciona o Colégio Nunila Machado. Também existem na cidade alguns prédios pertencentes a Prefeitura Municipal, o prédio do antigo Mercado Público Municipal e a residência de Dona Benedita. O Antigo Casarão da Família Correia de Sá, hoje funciona o Restaurante Tia Cila, de propriedade de um dos membros da família. A Igreja de Nossa Senhora do Ó é propriedade própria, assim como a casa grande do antigo engenho Conceição de propriedade da família Frotas; a igreja de Santo Antônio da fazenda furado de propriedade de José Cavalcante; o Sobrado dos Lopes de propriedade de dona Ismênia Lopes; o antigo casarão da família Moura Castro, onde funciona o Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório de propriedade do Dr. Luiz Jatobá e a residência da família Gonçalves de propriedade da família. Ainda existe mais, o casarão da família Ribeiro, o casarão da família Alves, etc.
O prédio mais antigo do município fica localizado na zona rural, é a igreja de Santo Antônio da fazenda Furado. Ela é de 1725. E o prédio mais antigo da zona urbana é o Sobrado da Baronesa, atual Casa da Cultura de 1827. Os demais são do início do século XIX e XX.
Todos esses prédios fazem parte do contexto histórico e cultural do município de São Miguel dos Campos - Alagoas.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura