História de São Miguel dos Campos

PREFEITOS ELEITOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS. ( SEGUNDA PARTE)

Dando continuidade a série dos prefeitos de São Miguel dos Campos eleitos pelo povo, após a Redemocratização do País.

SEGUNDA PARTE:

O terceiro prefeito eleito no município foi o empresário Armando Moreira Soares que governou o município de 1956 a 1958.
Em 1958, Amando Moreira Soares ausentou-se da prefeitura para disputar uma vaga de Deputado Estadual. Onde conseguiu se eleger com uma esmagadora votação.
Em 1959, Amando Moreira Soares teve que se afasta definitivamente do cargo de prefeito para assumir a cadeira de deputado na Assembleia Legislativa de Alagoas. Armando Soares foi eleito na gestão do Governador Sebastião Muniz Falcão. O Ex. Perfeito de São Miguel, defendeu a bancada da câmara de 1959 a 1963.
Com a saída de Armando Moreira Soares, quem assume o destino do município é o Presidente da Câmara de Vereador, o Sr. André Correia dos Santos, por um mês. Segundo seu filho Louro André (in memória), seu pai não quiz continuar o cargo de prefeito, pelo fato dele não está preparado para administrar o município, naquele momento. Então André Correia marcou uma reunião extraordinária com os vereadores, para apresentar o nome do novo prefeito, que assumiria o cargo, no dia 01 de janeiro de 1959. O projeto foi aprovado por todos do plenário e o nome do escolhido foi o Professor Paulo Uchôa Cavalcante, que na época, ocupava a função de Secretário de Finança da Câmara Municipal de São Miguel dos Campos. Paulo Uchôa administrou o município por dois anos, de 1959 a 1960.
A bancada da Câmara Municipal era composta pelos vereadores: André Correia dos Santos (Primeiro Presidente), Rosalvo Toledo de Vasconcelos (Segundo Presidente), Genauro Vieira de Almeida (Terceiro Presidente), Agnaldo Cavalcante Machado, José Virgínio da Silva, José de Medeiros Apratto, José Torres Filho, Milton Leite Francisco e Miriel Cavalcante de Melo.
No desenrolar desse pleito, houve algumas mudanças na bancada da câmara, onde vários suplentes de vereadores assumiram o cargo de titular. Foi o caso de Máximo Cândido Ferreira que assumiu o lugar do vereador Miriel Cavalcante de Melo, o de Manuel Redondo Lopes que ocupa a vaga do vereador José de Medeiros Apratto e o de Manuel Ferreira de Amorim que assume a lacuna deixada pelo vereador José Virgínio da Silva.
Alguém deve ter notado no decorrer da leitura do texto da primeira parte e da segunda parte, que o mandato de Pedro Fernandes da Costa e do seu sucessor, Amando Moreira Soares, foi acrescentado mais um ano, totalizando cinco anos de duração, divido o afastamento de Pedro Fernandes da Costa por motivo de doença no último mandato da sua gestão e do afastamento de Amando Moreira Soares da prefeitura para assumir Assembleia Legislativa de Alagoas.
O quatro prefeito eleito pelo povo foi o Tabelião Moacir Cavalcante de Albuquerque Pessoa, proprietário do Cartório de Registro Civil, que teve como vice, o empresário e comerciante José Cursino dos Santos. Ambos, governaram o município de 1961 a 1964.
De acordo com a história do município, Moacir Cavalcante realizou um excelente trabalho em prol de São Miguel dos Campos. Na sua gestão criou diversas obras que ficaram marcadas dentro do contexto histórico e cultural do município. Entre essas abras, estão a construção da Praça do Centenário, que deu mais visibilidade ao Marco da Independência, a Praça da Liberdade e a chegada da energia elétrica para cidade.
Na sua gestão foram eleitos os seguintes vereadores: Manuel Ferreira de Amorim (Presidente), Leonita Vieira de Melo (Vice - Presidente), José Soares de Albuquerque, Ambrósio Ciríaco da Conversão, Adalberto João de Lima, Diney Soares Torres, Edgar Soares Palmeira, Genaro Vieira de Almeida e Mário Cursino dos Santos. Também neste pleito, houve mudança na câmara, o suplente de vereador José Torres Filho assume a vaga deixadas pelo vereador José Soares de Albuquerque e André Correia dos Santos, assume a vaga do vereador Ambrósio Ciríaco.
É bom salientar que nesta gestão aconteceu um fato inédito, foi a posse da vereadora Leonita Vieira. A primeira mulher ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade de São Miguel dos Campos.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura