História de São Miguel dos Campos

OS PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS TOMBADOS DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Depois de muito tempo é que os gestores municipais vieram tomar conhecimentos de quanto vale a preservação e a importância dos patrimônios, que seja material ou imaterial para a história do município. Principalmente, para as novas gerações.
Só agora na década de 2000, é que a cidade de São Miguel dos Campos veio ganhar os seus primeiros patrimônios. O município foi contemplado com dois patrimônios: O Palacete da Baronesa, atual Casa da Cultura e a Feira da Ponte. O primeiro foi tombado como patrimônio do estado e a segundo como patrimônio municipal.
O Palacete ou Sobrado da Baronesa, foi residência dos Barões de São Miguel dos Campos, Epaminondas da Rocha Vieira e Antônia Leopoldina da Rocha Vieira. Atualmente no local, funciona a Casa da Cultura e o Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes.
O prédio é datado de 1827, foi tombado em 2010, como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Alagoas.
A Feira da Ponte é considerada a maior tradição cultural do município. Ela surgiu em cima da ponte de madeira, sobre as águas do Rio São Miguel, daí o nome de Feira da Ponte.
A Feira da Ponte foi criada em 10 de julho de 1832, quando o povoado de São Miguel passou a condição de Vila.
Em 2020, ela foi tombada e aprovada por lei, pela Câmara Municipal e pelo gestor do município, como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de São Miguel dos Campos.

Ernande Bezerra de Moura