O triste fim do túmulo dos barões de São Miguel
O TRISTE FIM DO TÚMULO DOS BARÕES DE SÃO MIGUEL.
Infelizmente, a última morada dos barões de São Miguel, que fica localizado no Cemitério de Nossa Senhora da Consolação, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, está completamente abandonada e esquecida pelos seus descendentes como também pelos órgãos governamentais.
Estão sepultados no túmulo, as seguintes autoridades: O Barão de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira, filho de Francisco Frederico da Rocha Vieira e dona Maria Accioly. A Baronesa de São Miguel, Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, filha de Manuel de Morais Bastos e de dona Antônia Leopoldina Augusta da Rocha Bastos. Ambos, neto e bisneta de Ana Lins. Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá, filho de Manuel Vieira Dantas e de Ana Lins e sua esposa, Ana Rita Angélica, filha do português Manuel Medeiros Couto e de dona Rita Angélica.
Este túmulo deveria ser tombado como patrimônio histórico e cultural do município pela importância das pessoas que ali estão enterradas.
Personalidades que muitos contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da vila de São Miguel. Figuras que deixaram seus nomes escritos na história do Brasil, de Alagoas e de São Miguel dos Campos, que seja, nas batalhas, no campo industrial ou por amor a pátria.
O fato é que o túmulo dos barões de São Miguel está deteriorado pelo tempo, até as placas de bronze com a descrição dos mesmos foram roubadas, isso faz muito tempo e pior é que o túmulo está sendo ocupado por outras famílias.
Para o bem da história e do povo miguelense o administrador do cemitério deu uma melhorada no túmulo como se diz no ditado popular, uma pincelada.
+ Epaminondas da Rocha Vieira, o Barão de São Miguel, nasceu em 17 de outubro de 1836, em São Miguel dos Campos - AL e faleceu em 20 de Julho de 1897.
+ Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, a Baronesa de São Miguel, nasceu na cidade de Anadia, em 17 de julho de 1839 e faleceu em São Miguel dos Campos, em 27 de maio de 1914.
+ Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá, nasceu em São Miguel dos Campos, em 11 de abril de 1795 e faleceu em 05 de maio de 1870.
+ Ana Rita Angélica nasceu na cidade de Jequiá da Praia, mas por infelicidade do destino não aderiu o título de baronesa, pois a mesma faleceu antes do barão ser condecorado.
Obs: "Quem ficou como Baronesa de Jequiá foi Maria Carolina da Costa Barros, a segunda esposa do barão que está enterrada no estado do Rio de Janeiro.
Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura