História de São Miguel dos Campos

O HINO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS FOI IMPEDIDO DE SER EXECUTADO DURANTE O REGIME DA DITADURA.

O Hino municipal da cidade de São Miguel dos Campos foi criado pela lei de número 616, de 24 de agosto de 1970, na gestão do prefeito Júlio Soriano Bomfim. Com letra de Iramilton Leite e melodia do Maestro Benedito Fonseca. Porém, ele só foi apresentado e executado no dia 29 de setembro de 1971, pela Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, durante as festividades alusivas à Emancipação Política da Cidade e o Descobrimento do Rio São Miguel.
Segundo comentários de algumas pessoas que estiveram presentes naquele momento, logo após, a sua execução, um comandante da polícia militar da capital, dialogou com o prefeito e pediu a ele, que não executasse o hino durante o regime da ditadura, pois na letra do hino, havia algumas ofensas contrárias ao governo federal.
O hino foi impedido de tocar por causa dessa frase "Teus filhos valentes, são armas urgentes nas cívicas horas". Por este motivo, o hino ficou engavetado por dez anos e só foi liberado na gestão do prefeito Francisco Hélio Cavalcante Jatobá.
Em 1991, o hino foi apresentado oficialmente e foi executado no dia 29 de setembro do corrente ano, pela Banda da Polícia Militar do Estado de Alagoas. A partir dessa data, o hino municipal de São Miguel dos Campos passou a ser executado nas repartições públicas do município como também nas comemorações alusivas à cidade. Houve também no mesmo dia, o lançamento e a distribuição do livro "São Miguel" de Guiomar Alcídes de Castro para as pessoas presentes na solenidade.
É bom ressaltar, que antes as comemorações alusivas ao Descobrimento do Rio São Miguel e a Emancipação da Política da Cidade, só tocava o Hino de Alagoas e o Hino Nacional Brasileiro.
A letra do hino da cidade de São Miguel dos Campos é uma das letras mais bonitas de Alagoas, onde o poeta retrata em seus versos o que têm de mais importante no contexto histórico do município, seu rio, suas riquezas e a sua gente.

"HINO MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS".
Letra do poeta: Iramilton Leite
Melodia do maestro: Benedito Fonseca

São Miguel dos Campos feliz território,
Dos Campos vestidos por canas viçosas;
Dos ares floridos de estrelas formosas
Dos jardins tecidos com brisas e rosas.

Teu rio translúcido que a fome,
Sacia da gente que busca os seus dons;
Chamado-se tal como tu, o teu nome,
Repete nas águas em sonoros tons.

Teus operários ativos obreiros,
No duro trabalho tem braço risonho;
Mágicas colméias são as . fábricas,
Do açúcar mais puro e de panos de sonhos.

( ESTRIBILHO )
São Miguel dos Campos de azul te coroas,
Levando diversos emblemas de glórias;
Bem alto revoas recitando versos,
A luz de Alagoas, no céu da história.

São Miguel dos Campos, heráldico berço,
Dos homens altivos, de ilustras senhoras;
Na paz compassivos, teus filhos valentes,
São armas urgentes nas cívicas horas.

Invencível terra, por bravas façanhas,
Ganhastes da sorte precioso espólio;
Nas profundidades de tuas entranhas,
Palpitam os veios do rico petróleo.

Secular cidade, passado plasmado,
Com fé e ciência, com sangue esperanca;
Fecundo presente futuro plantado,
Na inteligência de tuas crianças.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura