História de São Miguel dos Campos

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS (18 DE JUNHO)

18 de junho é a data oficial da "Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos".
De acordo como está escrito na história de Alagoas, a vila de São Miguel foi desmembrada da cidade de Alagoas (Atual Marechal Deodoro), pela lei 423, de 18 de junho de 1864. Então, a partir dessa data, a vila de São Miguel ganhou a sua liberdade, passando à condição de cidade independente, com o nome de São Miguel. Logo em seguida, foi acrescentado a descrição "dos Campos", em homenagem aos "Campos de Arrozais de Inhaúns".
São Miguel dos Campos este ano completará 158 anos de história. É bom salientar, principalmente para as novas gerações que à Emancipação Política da cidade de São Miguel dos Campos é 18 de Junho e não 29 de Setembro. 29 de Setembro é a data do descobrimento do Rio São Miguel.
Mas, pelo fato do mês de junho chover constantemente, o prefeito Júlio Soriano Bomfim, decretou uma lei para que o aniversário da cidade fosse comemorado juntamente com a data do descobrimento do Rio São Miguel. Ou seja, 29 de setembro. Neste caso,
18 de junho passou a ser uma data simbólica.
Seria de fundamentação importância para a história, se os gestores do município no dia 18 de junho, prestassem uma homenagem alusiva ao aniversário da cidade, com uma saudação de fogos de artifício para que a população não perdesse o foco dessa data tão importante para a cidade de São Miguel dos Campos.
É bom ressaltar, que nos tempos passados, existia essa tradição, mas, infelizmente este ato cívico foi esquecido pela história cultural do município. Além da saudação de fogos de artifício, era também decretado ponto facultativo.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura