História de São Miguel dos Campos

A ponte do rio São Miguel da cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas

A ponte sobre o rio São Miguel começou a ser construída, aproximadamente em 1947 e foi concluída e inaugurada em 1950, pelo prefeito José de Medeiros Apratto, que contou com a presença do ilustríssimo governador do estado de Alagoas, Dr. Silvestre Péricles.
Ela foi edificada para substituir a antiga ponte de madeira. A obra foi orientada pelo engenheiro do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER).
A ponte sobre o rio São Miguel é a principal via de acesso de entrada e de saída do município. Sem sombra de dúvida, a ponte sobre o rio São Miguel foi a maior obra do governo de José de Medeiros Apratto.
A ponte é uma das maiores atrações da cidade, principalmente quando o rio está cheio.
Em tempos passados, a ponte era o ponto de encontro dos pescadores do município. Os pescadores chegavam seis horas da noites é só sai de madrugada. Os mesmos pescavam de tetéia siri, camarão e peixe de várias especies.
Depois que a Feira da Ponte foi mudada para outro local, a ponte perdeu completamente a sua tradição cultural. Hoje ela serve apenas como via de transporte e de abrigo para os moradores de rua.
Ainda bem, que os gestores municipal cuida muito bem da sua estrutura e nos longos dos anos a ponte vem recebendo muito benefício por parte da prefeitura.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura