A história do sobrado da família César Lopes da Cidade de São Miguel dos Campos - Alagoas.
ESTE LINDO PATRIMÔNIO HISTÓRICO FAZ PARTE DOS 519 ANOS DO DESCOBRIMENTO DO RIO SÃO MIGUEL E DOS 156 ANOS DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS.
O SOBRADO DOS LOPES
Em entrevista comigo, a dona desse fabuloso solar, dona Doracy César Lopes, esposa do Sr. Aurélio Villanova Lopes, em vida, afirmou-me que sua residência é da mesma época do palacete da baronesa, atual Casa da Cultura, ambos são de 1827, segundo relatava seu pai.
Doracy César Lopes era filha do agricultor e industrial José César Texeira. Já Aurélio Villanova Lopes era de origem espanhola.
Quando o casal faleceram o sobrado passou a pertencer ao filho do casal, Petrucio César Lopes (In memória) que era casado com dona Ismênia Cavalcante Pessoa, filha do Tabelião e Ex. Prefeito do município de São Miguel dos Campos, Maocir Cavalcante de Albuquerque Pessoa.
O casal tiveram duas filhas, Carol e Clarisse.
Depois do falecimento do marido, dona Ismênia foi residir em Maceió, quem ficou morando no sobrado foi uma das suas filhas, mas ela sempre vem visitar a família.
Além do sobrado, o casal também herdou às terras da fazenda Sinimbu, próxima a Usina Caeté.
O luxouso sobrado foi erguido com característica neoclássico, contendo nas fachadas detalhes em barroco.
Já no andar de cima do sobrado foi instalado um pequeno museu, onde guarda uma boa parte das obras do artista plástico Roberto César Lopes, além de móveis antigos, imagens sacras e diversos objetos que pertenceram ao pintor.
Este riquíssimo acervo é de propriedade da família.
Roberto César Lopes era filho de Aurélio Villanova Lopes e de dona Doracy César Lopes e irmão de Petrucio César Lopes.
O mesmo era parente do consagrado pintor miguelense, Fernando Lopes, seus pais eram primos legítimos.
Roberto César Lopes faleceu no dia 01 de junho de 1994.
Este belíssimo solar fica localizado próximo a Praça do Centenário, por sinal, ele é bem conservado pela família.
O sobrado dos Lopes é uma das relíquias existentes na cidade e faz parte do contexto histórico e cultural do município de São Miguel dos Campos.
Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura