História de São Miguel dos Campos

A história do grupo escolar Visconde de Sinimbu de São Miguel dos Campos - Al.

O Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, foi a primeira escola estadual a se instalar no município.
O grupo foi inaugurado no dia 16 de setembro de 1937, pelo Governador do Estado de Alagoas, Osmar Loureiro Faria Lima, na gestão do Prefeito Intendente, José Cavalcante Neto (1935/1938 ).
Também funcionava no mesmo local, o Ginásio São Miguel. Isto na década de cinquenta.
O ginásio ainda tinha como extensão a Escola Mista, onde é hoje a Câmara Municipal como também o Múltipio dos Artistas, pertencente à família do Sr. Modesto Gonçalves.
O antigo grupo tem como patrono, o filho mais ilustre da cidade de São Miguel dos Campos, João Lins Vieira Cansançāo de Sinimbu (Visconde de Sinimbu).
Visconde de Sinimbu foi Visconde e Barāo, Presidente das Províncias de Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul. Ministro do Império, Embaixador do Brasil no Exterior, Juiz e Jornalista.
Participou da Confederação do Equador em 1824, ao lado da sua mãe, Ana Lins, com apenas quatorze anos de idade. Liderou a Revolução dos Lisos e Cabeludos, aqui em Alagoas. Ele foi uns dos responsáveis para acabar com a escravidão no Brasil, ao lado de Joaquim Nabuco e José do Patrocínio.
Visconde de Sinimbu transferiu a capital, a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro para a cidade de Maceió.
O Grupo Escolar Visconde de Sinimbu foi reformado diversas vezes, durante a sua trajetória de vida.
Anos depois, passou a se chamar de Escola Municipal Visconde de Sinimbu.
O prédio pertence ao estado, e é cedido para o município por meio de um contrato, denominado de comodato.
Conforme a lei estadual, o prefeito do município tem que renovar o contrato, de dez em dez anos.
Infelizmente esta escola, não emprega mais o ensino fundamental. O prédio hoje, é destinado para o funcionamento de uma creche.
O mais importante é que Visconde de Sinimbu não perdeu a sua entidade. O prédio ainda continua com o nome desse que foi o maior representante de São Miguel dos Campos e de Alagoas, no cenário político do segundo império do Brasil.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura