História de São Miguel dos Campos

A história do desfile cívico da cidade de são Miguel dos Campos - Alagoas

A HISTÓRIA DO DESFILE CÍVICO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

Segundo relatos de pessoas antigas da cidade, o desfile cívico só começou a ser realizado no município, aproxidamente em 1960, pois nesta época, já havia na cidade algumas escolas, como por exemplo: o Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, o Instituto Imaculada Conceição, o Rosal Infantil e o Ginásio São Miguel. Antes as comemorações alusivas a Emancipação Política da Cidade e o Descobrimento do Rio São Miguel, eram celebradas, conforme as datas dos seus aniversários (18 de Junho e 29 de Setembro, respectivamente). Às festividades eram comemoradas com
o hasteamento da bandeira de Alagoas e do Brasil, logo após, fazia a execução do Hino Nacional e em seguida, finalizava as apresentações com uma queimação de fogos de artifício.
Geralmente o desfile estudantil era puxado, pela banda da Polícia Militar, pela banda dos Fuzileiros Navais ou pela banda do Exército.
Além das festividades alusivas às comemorações da cidade, o município também comemorava mais duas datas importantes, a Independência do Brasil (07 de setembro) e a Emancipação Política do Estado de Alagoas (16 de setembro).
O desfile de São Miguel dos Campos começou a ganhar corpo, na gestão do Prefeito Júlio Soriano Bonfim (1969 a 1972), quando foi criado os símbolos cívicos do município, a bandeira e o hino. Também o prefeito transferiu a data da Emancipação Política da Cidade (18 de junho), para o dia 29 de setembro, aniversário do descoberto do rio São Miguel. Alegando que o mês de junho chovia bastante e, as chuvas atrapalhavam os desfiles e as comemorações alusivas à cidade. É bom ressaltar, que 18 de junho é a data oficial da Emancipação Política de São Miguel dos Campos. Por motivo da sua transferência, a data de 18 de junho, passou a ser reconhecida no município, como uma data simbólica.
Além das escolas citadas no texto. No meado de 1969 e no início de 1971, foram criadas outras escolas: Noêmia Bastos, Ana Lins e Rui Palmeira. Foi quando o desfile passou a ser a maior representatividade do município. Exemplo disso, foi a banda fanfarra da Escola Normal Ana Lins, que representou a cidade no "Festival de Banda Fanfarra do Estado de Alagoas", durante as comemorações alusivas à Emancipação Política do Estado de Alagoas, evento realizado no estádio Rei Pelé, com a participação de várias bandas de fanfarras da capital e do interior de Alagoas. Por sinal, a banda fanfarra da escola Ana Lins foi "Campeã Estadual", por duas vezes consecutivas.
Antigamente o trajo dos alunos eram roupas de gala. Os homens usavam: Camisa branca, gravata, calça preta, sapato preto ou Kichute e meia preta. Já as mulheres usavam: Blusa branca, gravata, saia preta prensada, sapato preto, meia branca e boina preta.
Com a chegada da modernização, hoje os vestes dos alunos são de alto nível, com padrão padronizado e bem colorido. Cada escola, apresenta um tema sobre a história e a cultura do município e o mais importante, é que cada escola, tem a sua banda de origem.
A solenidade tem início às 6:00 horas da manhã, com a saudação de fogos de artifício, às 8:00 horas, hasteamento da bandeira do município, de Alagoas e do Brasil, depois acontece a santa missa na igreja de Nossa Senhora do Ó, a tarde o desfile escolar e a noite, show na praça de Multieventos.
O desfile cívico da cidade de São Miguel dos Campos é dos mais importantes de Alagoas. Além da beleza, ele retrata também, o que se tem de mais bonito no município. A sua historiografia.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura