A HISTÓRIA DA PRAÇA DA LIBERDADE DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL
A Praça da Liberdade fica localizada na Avenida Albuquerque Lins, conhecida também como Rua da Bica. A praça foi edificada na administração do Prefeito Moacir Cavalcante (1961 a 1964 ). Foi erguido no centro da praça um monumento com a réplica da Estátua da Liberdade. Também foram construídos no ambiente, bancos de alvenarias e canteiros de gramas. A praça também foi ornamentada com diversos tipos de árvores como também postes com luminárias. A Estátua da liberdade é uma escultura neoclássica colossal, localizada na Ilha da Liberdade no porto de Novo Iorque, nos Estados Unidos das Américas, cujo nome oficial é " A Liberdade Iluminando o Mundo ". Ela é também considerada um patrimônio mundial da UNESCO, e, desde 2007, é considerada uma das sete novas maravilhas do mundo.
A inspiração para o rosto da mulher a ser representada na estátua teria vindo da mãe do escultor, Frederic Augusto Bartholdi.
A Praça da Liberdade é o principal ponto de convergência da avenida, na sua proximidade existem cinco acessos, batizado de "Cinco Boca". Dizem os mais velhos, que este local é muito perigoso, principalmente a noite.
No logadouro da praça aínda permanecem algumas casas do início do século XX como também diversos pontos comerciais, tais como: O antigo Casarão de dona Josefa Benedita e o tradicional Bar Sereno de sua propriedade, principal ponto de encontro da alta sociedade miguelense, por causa do tradicional pirão de guaiamum. Os prédios hoje pertencem a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos. Até pouco tempo funcionava no local, o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. Ainda fazem parte do contexto da praça a Mercearia do saudoso Aristeu Pedro, a Mercearia do Zé Galego e o Bar do Zé Paixão.
Quem vai em direção a praça dá de encontro com uma pequena rua estreita e sem saída, onde possuem dois banheiros, um masculino e outro feminino. Cada banheiro existe uma bica, às águas vem de uma nascente, que flui no meio da mata, no lugar denominado de "Morro do Coringa", foi daí, que surgiu o nome popular de "Praça da Rua da Bica".
Texto escrito por Ernande Bezerra de Moura