História de São Miguel dos Campos

A HISTÓRIA DA PRAÇA CORONEL MIGUEL CÉSAR TEXEIRA DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL

A praça Joaquim Távora era localizada na proximidade do antigo Mercado Público Municipal de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Ela foi construída na gestão do prefeito José de Medeiros Apratto, que administrou o município de 1947 a 1950. A praça ficava situada na Rua Dr. Rômulo de Almeida.
Essa praça era o ponto de referência da alta sociedade miguelense, como também dos jovens que vinham namorar, principalmente aos finais de semanas.
Nesta época não havia energia elétrica, a cidade era alimentada por um gerador, que ficava localizado onde é hoje, o Atacadão São Paulo. De acordo com a história, a energia só chegou às terras miguelenses, quando o município completou cem anos de independência, em 1964.
Quando o prefeito Moacir Cavalcante de Albuquerque pessoa, assumiu a prefeitura ele fez uma grande reforma na praça, onde foi erguido na sua proximidade uma lanchonete, de propriedade do Sr. Marival, funcionário da Câmara Municipal. Além da lanchonete, foi colocado também poste com Luminária global. Neste mesmo período a praça ganhou um novo nome, ela passou a se chamar, Praça Coronel Miguel César Teixeira, em homenagem ao Ex. Prefeito Indentidade do município. Miguel César Teixeira era acionista da Companhia de Fiação e Tecelagem Vera Cruz, o mesmo ocupava o cargo de presidente da indústria.
Na segunda gestão do Prefeito Humberto Maia Alves, a praça foi mais vez reformada, ganhando assim uma nova roupagem, envés de bancos e luminárias, a praça ganhou um belo relógio, que servia como atração para os comerciantes como também para os visitantes que vinham apreciar a beleza da cidade de São Miguel dos Campos. Foi daí que surgiu o nome de "Praça do Relógio". A Praça do Relógio, assim como era chamada pelo populares da cidade, passou a ser o local das grandes realizações festivas do município, tais como: Desfile Cívico, Prévia Carnavalesca, Show Artístico, Comício Político e Atrações Culturais. Mesmo com a construção da Praça de Multieventos, a Praça do Relógio não perdeu o seu reinado, ela ainda continua sendo o grande palco das grandes realizações históricas e culturais do município.
No decorrer dos anos, a praça foi extinta, até o relógio foi retirado, só restou o círculo onde o relógio era erguido. Mas para o bem de São Miguel é da população, o relógio foi postado novamente pelo Prefeito Pedro Ricardo Jatoba. O bom da história, é que o local continua sendo o nome do homenageado, "Praça Coronel Miguel César Teixeira".

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura