História de São Miguel dos Campos

A HISTÓRIA DA ANTIGA RESIDÊNCIA DO DESEMBARGADOR ANTÔNIO MOURA CASTRO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Este antigo casarão fica localizado na Rua Visconde de Sinimbu, anexo ao palacete dos barões de São Miguel, atual Casa da Cultura. Segundo reza a história, ele é da mesma época do sobrado da baronesa. Ou seja, de 1827. Conforme relatos dos familiares do antigo proprietário.
Esta majestosa obra arquitetônica foi alavancada no estilo neoclássico, com lindos detalhes nas fachadas, contendo na frente uma porta principal e de cada lado três janelas adjacentes. O casarão ainda conta com uma sala de estar, diversos quatros, uma sala de jantar, uma cozinha ampla e um enorme quintal. A maioria do ambiente da casa, é revestido com piso de assoalhos, principalmente os quatros e os demais compartimentos são decorados com piso de mosaico.
O casarão pertencia ao Ex. Prefeito Intendente do município, Coronel Miguel César Teixeira. Pai da esposa do Dr. Moura Castro.
Depois que Miguel César Teixeira faleceu, Moura Castro comprou as ações dos outros filhos do coronel e veio morar com a esposa e os filhos no casarão.
Com a conclusão do curso de magistrado, Moura Castro foi designado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para assumir o cargo de Juiz de Direito na Comarca de São Miguel dos Campos. Como em São Miguel não tinha um lugar adequado para o funcionamento do fórum, Moura Castro foi morar com a família na casa grande do antigo engenho Caixa-cumba e locou sua residência para o Tribunal de Justiça de Alagoas, onde na suas dependências foram instalados os acessórios do fórum, denominado de Fórum José César Sobrinho. O fórum também prestava serviços para outros municípios próximos à cidade de São Miguel dos Campos. Às sentenças eram realizadas no auditório da Cadeia Púbica Municipal, onde hoje funciona a Casa da Cultura. O fórum José César Sobrinho permaneceu na casa até a construção do novo fórum.
Anos depois, Moura Castro foi nomeado Desembargador e teve que ir trabalhar e morar na capital. Quando o Desembargador Moura Castro faleceu, os filhos venderam o luxuoso casarão para o Dr. Luiz Jatobá, esposo de uma das filhas do renomado magistrado.
No decorrer dos anos, o Dr. Luiz Jatobá alugou o casarão para o órgão do governo federal, para o funcionamento da secretaria administrativa do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, campus de São Miguel dos Campos. Com a construção do prédio do Instituto Federal de Alagoas, o casarão foi alugado para a prefeitura municipal de São Miguel dos Campos, para a instalação do Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório.
Apesar de particular, este lindo casarão é uma das relíquias arquitetônicas da cidade e faz parte do contexto histórico e cultural do município.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura