História de São Miguel dos Campos

18 de junho, é a data simbólica da emancipação política de São Miguel dos Campos.

O mês de junho para os miguelenses é o mês mais importante da sua história. Não por causa das festas juninas e sim, pela data de 18 de junho, Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos.
Infelizmente, essa data é esquecida dentro do contexto histórico e cultural do município. Ela só é lembrada no mês de setembro, quando se comemora o aniversário do descobrimento do rio São Miguel.
De acordo com a história, 18 de junho é a data de quando a vila de São Miguel, desmembrou-se da cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro e passou à condição de cidade independente, com o nome de São Miguel dos Campos, em 1864.
É bom ressaltar que a descrição restritiva "dos Campos" foi acrescentado em consequência dos "Campos de Arrozais de Inhauns".
18 de junho é a data da Emancipação Política da Cidade de São Miguel dos Campos é o município este ano, está completando158 anos de história (1864/2022).
É muito importante saber, o dia, o mês e o ano de aniversário da sua terra natal. Principalmente para às pessoas de fora, que reside no município.
Portanto lembre sempre disso, a Emancipação Política de São Miguel dos Campos é 18 de Junho e não 29 de setembro. 29 de setembro é o dia do descobrimento do Rio São Miguel.
A data foi transferida para o mês de setembro, em consequência das fortes chuvas do mês de junho, pois as mesmas atrapalhavam as comemorações alusivas à cidade como também prejudicava o desfile escolar. Então, 18 de junho passou a ser uma data simbólica.
Antigamente as autoridades tinham mais amor e patriotismo pelo município, mesmo com a mudança da data, eles nunca deixaram de louvar à cidade, com uma saudação de fogos de artifício e ainda mais, era decretado ponto facultativo.

Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura