Festividades do município

29 de Setembro - Desfile Cívico

Segundo relatos de pessoas antigas da cidade, o desfile cívico só começou a ser realizado no município, aproximadamente em 1960, pois nesta época, já havia na cidade algumas escolas, como por exemplo: o Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, o Instituto Imaculada Conceição, o Rosal Infantil e o Ginásio São Miguel.

Antes, as comemorações alusivas a Emancipação Política da Cidade e o Descobrimento do Rio São Miguel, eram celebradas, conforme as datas dos seus aniversários (18 de Junho e 29 de Setembro, respectivamente). Às festividades eram comemoradas com o hasteamento da bandeira de Alagoas e do Brasil, logo após, fazia a execução do Hino Nacional e em seguida, finalizava as apresentações com uma queimação de fogos de artifício.

Geralmente o desfile estudantil era puxado, pela banda da Polícia Militar, pela banda dos Fuzileiros Navais ou pela banda do Exército.

Além das festividades alusivas às comemorações da cidade, o município também comemorava mais duas datas importantes, a Independência do Brasil (07 de setembro) e a Emancipação Política do Estado de Alagoas (16 de setembro).

O desfile de São Miguel dos Campos começou a ganhar corpo, na gestão do Prefeito Júlio Soriano Bonfim (1969 a 1972), quando foi criado os símbolos cívicos do município, a bandeira e o hino. Também o prefeito transferiu a data da Emancipação Política da Cidade (18 de junho), para o dia 29 de setembro, aniversário do descoberto do rio São Miguel, alegando que o mês de junho chovia bastante e as chuvas atrapalhavam os desfiles e as comemorações alusivas à cidade.