Eventos

Secult de São Miguel dos Campos leva artesãos e folguedos para Feira de Intercâmbio Cultural em Penedo

De 4 a 6  de agosto, ocorreu no município de Penedo a Feira de Intercâmbio Cultural do Sul Alagoano (Feicusal), que possibilitou a interação cultural entre vários municípios da região Sul de Alagoas, através de oficinas, feira de artesanato, apresentações culturais e rodas de conversa. A Secretaria Municipal de Cultura de São Miguel dos Campos (Secult), esteve presente durante todo o evento e possibilitou a ida de artesãos e tradicionais folguedos miguelenses “Taieira Nair da Bertina” e “Boi-bumbá”. 

Os artesãos miguelenses tiveram suas peças expostas e comercializadas no estande da Secult, que divulgou o potencial da economia criativa do município. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedect), o estande também contou com a divulgação dos pontos turísticos como a Casa da Cultura e as festividades juninas. 

Nas atrações culturais, a Taieira Nair da Bertina e Boi Bumbá, agitaram a Feira ao mostrarem o encanto e energia contagiante da cultura popular. Ambos os folguedos são mantidos pela Secult, que tem garantido a manutenção e valorização. A Taieira Nair da Bertina tem sido uma grande baluarte da cultura popular alagoana, graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Cultura, que não mede esforços para manter o folguedo, através do restauro de instrumentos e figurinos, viabilização de transportes para viagens, disponibilização de espaços para ensaios e reuniões do grupo. Atualmente, o folguedo é comandado pela mestra Ana Paula, Patrimônio Vivo de Alagoas. 

O Boi-Bumbá, por  muito tempo esteve apagado no município e foi resgatado pela Secult, a quase três anos. A encenação ressignifica a tradicional lenda da morte e ressurreição do boi, ao uni-la com as representações do sertão nordestino. Hoje, o folguedo é dirigido pelos brincantes Alexsandro Rocha e Flávio dos Anjos.

O Secretário de Cultura de São Miguel dos Campos, André Vieira, também esteve presente na Feicusal e falou de sua emoção naquele momento: “fico muito feliz em ver nossos artesãos neste evento, pois são eles que movimentam a economia criativa do município e essa é uma oportunidade de trocarem experiências e comercializarem seus produtos. Nossos folguedos deram um show por aqui e é muito gratificante saber que tudo isso é fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cultura.