Exposição

“Mãos que criam, arte que transforma”

Com dezenas de peças autorais de artesãos e mestres artesãos do Estado, a nova exposição traz para São Miguel dos Campos objetos de madeira, cerâmica, fibras, bord

​Em Alagoas, o artesanato constitui um dos principais meios de cultura, identidade e geração de renda de diversos artesãos do Estado. Seja na região do Sertão ou no Litoral, o “feito à mão” leva ao Brasil e ao exterior a memória do povo alagoano por meio da madeira, da cerâmica, dos bordados e das fibras.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Cultura de São Miguel dos Campos (Secult), realiza a exposição “Mãos que criam, arte que transforma” que trará dezenas de peças de artesãos renomados como: André da Marinheira, João das Alagoas, Jasson, Irineia, além de peças de Filé e bordados do município de Capela e do Povoado Ilha do Ferro, localizado em Pão de Açúcar.

Com a abertura marcada para o dia 9 de março, a exposição foi idealizada em comemoração ao dia do artesão (19). O evento acontece em parceria com o projeto Alagoas Feito à Mão desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços de Alagoas.

O secretário municipal de Cultura, André Vieira, disse que “este momento é um marco para o município e para a história da Casa da Cultura de São Miguel dos Campos que abrigará peças únicas de artesãos de todo o Estado, podendo levar através da exposição o mais belo da arte e do feito à mão em Alagoas para os munícipes”.

A exposição contará na programação de abertura, com a entrega de dezenas de Carteiras Nacionais do Artesão promovida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com início de visitação a partir das 11h, na Casa da Cultura e Museu Fernando Lopes.