Eventos

21ª Semana de Museus atraiu mais de mil pessoas em São Miguel dos Campos

Verificad

21ª Semana de Museus atraiu mais de mil pessoas em São Miguel dos Campos

Durante a última semana, de 15 a 20 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura, de São Miguel dos Campos, promoveu a 21ª Semana Nacional de Museus, na Casa da Cultura e Museu Fernando Lopes. O evento, que é proposto pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM), contou com uma grande programação que atraiu mais de mil visitantes.

Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, a Semana buscou ressaltar o papel fundamental do Museu Fernando Lopes na contribuição para o bem-estar e bem viver, além da sua importância como espaço que promove a consciência, o fortalecimento da identidade e da participação cidadã.

Várias atividades e ações foram realizadas, como: Passeio ecológico, oficinas artísticas e culturais, exibições de filmes, festival de música, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos teatrais, visitas e apresentações musicais dos alunos concluintes dos cursos de violão popular e flauta doce. Diariamente, centenas de turistas, estudantes e populares participaram da programação.

O secretário de Cultura, André Vieira, falou sobre o evento. “Todos os anos realizamos a Semana Nacional de Museus com muita criatividade e dinamismo na programação, e este ano não poderia ser diferente. Esse evento, ao possibilitar uma grande movimentação no Museu Fernando Lopes, evidencia para a sociedade o quão dinâmico e importante é este equipamento cultural para o fortalecimento da nossa identidade”, enfatizou.

A noite de quarta-feira (17), foi de grande agitação, com a realização da 1ª edição do Festival de Música - categoria amador, que premiou os candidatos com troféus e prêmios em dinheiro para incentivar e valorizar aqueles que almejam valorização e crescimento da carreira como cantor. Para finalizar a Semana de Museus, na tarde de sábado, 20 de maio, houve a visita do deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy, e de pessoas que o acompanhavam.